Funcionários de empresas de ônibus do Rio fazem paralisação nesta terça-feira - Baixada Viva Notícias

Funcionários de empresas de ônibus do Rio fazem paralisação nesta terça-feira

Compartilhe


Quatro empresas de ônibus que circulam na Zona Norte do Rio fazem paralisação na manhã desta terça-feira (28). 


As viações Rubanil, Candelária e Américas suspenderam as atividades por causa da falta de pagamento de salários, 13°, férias e cesta básica. Funcionários da Viação Nossa Senhora de Lourdes também cruzaram os braços nesta manhã para reivindicar o pagamento do décimo-terceiro salário.

O G1 entrou em contato com a RioÔnibus, que ainda não tem o balanço de quantas pessoas estão sendo impactadas pela paralisação. Ao todo, 39 empresas operam na cidade.

Segundo a Viação Nossa Senhora de Lourdes, alguns motoristas, com apoio do sindicato da categoria, estão impedindo a saída dos ônibus da empresa. Segundo a Rioônibus, 13 veículos estão nas ruas e outros 100 continuam parados na garagem.

Diretores do sindicato da categoria já estão na garagem das viações Rubanil, Candelária e Américas, em Irajá, tentando negociar o pagamento dos atrasados, segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro (Sintraturb), Sebastião José.

"Sinceramente, em 37 anos de sindicalismo jamais presenciei uma situação tão caótica no transporte da cidade. No dia 29 teremos uma sessão no TRT (Tribunal Regional do Trabalho)para decidir o reajuste salarial da categoria e no dia 30 vamos realizar uma assembleia geral da categoria para decidir qual a posição que será tomada. Uma paralisação por tempo indeterminado não está descartada. Os profissionais não aguentam mais tanta escravidão", afirmou.

Na segunda (27), motoristas da Viação Nossa Senhora de Lourdes chegaram a fazer uma paralisação, mas a empresa e os funcionários chegaram a um acordo para o pagamento do 13° salário.

"É importante ressaltar que a Lourdes nunca atrasou os salários dos rodoviários e propôs o parcelamento do 13° para manter os pagamentos em dia. Desde o início do ano, o Rio Ônibus vem alertando para a crise do setor, agravada pelo congelamento da tarifa e pelas reduções no valor determinadas pela Justiça. Isso contribui para a piora na qualidade do serviço e para o risco de fechamento de empresas, prejudicando 4 milhões de passageiros que usam os ônibus todos os dias e colocando em risco o emprego de 40 mil rodoviários.", afirmou a empresa em nota.




Com informações do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages