Justiça decide que Fazenda São Bernardino pertence à Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Justiça decide que Fazenda São Bernardino pertence à Nova Iguaçu

Compartilhe
A fazenda vai passar por um processo de revitalização, começando pelo cercamento de toda área ao redor. Foto: Alziro Xavier

Patrimônio histórico de Nova Iguaçu, a Fazenda São Bernardino (fundada em 1875) agora pertence efetivamente à prefeitura. 


 A decisão foi tomada pela 6ª Vara Civil de Nova Iguaçu, cujo registro de posse foi concedido ao município em 11 de outubro de 2017. 



A Secretaria de Infraestrutura, por meio da subsecretaria de Urbanismo, dará o primeiro passo no processo de revitalização do local com o cercamento dos quase 16 mil m² de área que cobrem toda fazenda, incluindo a parte da casa grande, senzala, engenho e terreiro.

“Agora a cidade vai ter autonomia para cuidar da Fazenda São Bernardino. É uma grande vitória do povo iguaçuano, porque a fazenda pertence à população. 



Um povo que não consegue preservar sua história, sua cultura, não consegue projetar o futuro da sociedade para as novas gerações. Essa vitória não é importante só para Nova Iguaçu. É para o Brasil”, comenta Rafael Alves, procurador-geral do município.

De acordo com a Subsecretaria de Urbanismo, o projeto de revitalização prevê a reconstrução de toda estrutura física da Fazenda São Bernardino, seguindo os conceitos arquitetônicos da época. A ideia é transformar o local em um espaço multiuso para atividades culturais e artísticas. 



O projeto foi encaminhado para avaliação e aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Situada entre Vila de Cava e Tinguá, às margens da RJ-111, também chamada de Rodovia Federal, a Fazenda São Bernardino foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 1951. 



Construída em estilo neoclássico, contava com cavalariças, garagem para carruagens, senzalas, habitações para escravos e engenhos de cana e mandioca. 

Pela fazenda passava a extinta Estrada de Ferro Rio D’Ouro, que tinha uma estação com o nome de São Bernardino. 



A fazenda produziu café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca, além de extrair madeira e exportar carvão. Até ser destruída por um incêndio na década de 1980 e ficar abandonada.


Com informações do Jornal de hoje


3 comentários:

Pages