Na última quinta-feira (14), os vereadores de Nova Iguaçu, Dr. Cacau e Fabinho Maringá, presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, respectivamente, acompanharam, a convite do juiz titular da 2ª Vara Cível da Comarca do município, Wilson Marcelo Kozlowski Junior, a inspeção judicial à UPA do bairro Comendador Soares.
Mesmo diante da dificuldade financeira que se encontra todo Estado que tem afetado diretamente a saúde pública, o funcionamento da Unidade segue na contramão e foi considerado satisfatório pelo juiz e pelos parlamentares.
“Encontramos um quadro muito bom aqui. Percorremos toda a UPA e conversamos com os pacientes. As salas vermelha e amarela estão com atendimento normal, assim como os aparelhos de exames. Todas as especialidades têm médicos atendendo dentro da escala. A diretora Ana Paula nos apresentou relatório do Ministério da Saúde onde a Unidade é apontada como modelo de funcionamento. De domingo a domingo, durante 24 horas, encontra-se ortopedista e dentista. Os relatos são da própria população”, explicou o vereador Dr. Cacau.
Para o vereador Fabinho Maringá, considerado um dos vereadores mais atuantes da Baixada Fluminense, é necessário maior comprometimento do Estado e do Governo Federal em relação aos repasses financeiros para os municípios. “Encontramos uma realidade muito boa aqui. Mas sabemos que os esforços são quase todos da Prefeitura”, afirmou.
O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Hildoberto Carneiro, representando a Prefeitura, também participou da inspeção. A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, apesar de intimada, não compareceu. A ação foi determinada pelo Judiciário a partir de uma Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público.
Na próxima segunda-feira (18), às 14 horas, acontece uma audiência especial para apresentação de relatório sobre a visita. Convocado pelo juiz Wilson Marcelo, o encontro será realizado na Sala de Audiências do Cartório da 2ª Vara Cível, Comarca de Nova Iguaçu, que fica na Rua Dr. Mário Guimarães, 968, Bairro da Luz.
Com informações do ZM Notícias
Foto: Reprodução / ZM Notícias
15/12/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário