Prefeitura de Nova Iguaçu inicia obra emergencial no viaduto que ameaça cair - Baixada Viva Notícias

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia obra emergencial no viaduto que ameaça cair

Compartilhe


A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou uma obra emergencial de recuperação estrutural no viaduto Padre João Musch, no Centro, sobre a linha férrea. Inaugurado em 1968, o projeto do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER), nunca passou por reforma e nem por manutenção. 



Para que o serviço seja executado com segurança, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana interditou o tráfego de caminhões e ônibus por tempo indeterminado. A Secretaria de Infraestrutura informa que não há risco para a população.

A obra de recuperação estrutural consiste, segundo a secretária de Infraestrutura, Cleide Moreira, na estabilização dos muros de contenção, no reforço dos dentes de Geber (elementos de apoio na extremidade de vigas) e na instalação de elastômeros (borracha) nos apoios do viaduto que sofre deterioração por conta do tempo. 


“Estamos monitorando, junto com o DER, desde o ano passado. Mas, por conta das chuvas de janeiro, os problemas acentuaram nos pontos mais críticos. Por isso, como primeira medida, restringimos o tráfego de veículos para executarmos a obra com segurança”, informa Cleide.

Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Infraestrutura, com uma equipe técnica do DER, fez uma nova vistoria no local e pediu também a interdição da calçada da pista de quem sai da Via Light sentido Avenida Dr. Mário Guimarães, por conta de problemas em uma parte da laje. 


 “Não há riscos para a população, por isso, pedestres e veículos pequenos podem circular pelo viaduto normalmente”, ressalta a secretária.

“Colocamos agentes de trânsito dos dois lados do viaduto, a partir das 06h, orientando e direcionando os motoristas. Estamos à disposição das empresas de ônibus para orientá-los sobre as rotas alternativas mais viáveis. 


Não podemos deixar de atender aos passageiros. Não queremos prejudica-los”, diz Herval Barros, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, acrescentando que a proibição não se aplica aos veículos de socorro e emergência.

Segundo a Secretaria de Transporte, mais de mil veículos trafegam pelo viaduto Padre João Musch (que possui 415 metros de extensão), por hora e por sentido, em horário de pico. Deste número, cerca de 80 são ônibus e de 100 são caminhões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages