Ciep em Nova Iguaçu sofre com condições precárias e abandono da Prefeitura - Baixada Viva Notícias

Ciep em Nova Iguaçu sofre com condições precárias e abandono da Prefeitura

Compartilhe


Já na entrada são visíveis alguns dos muitos problemas do Ciep 022 Presidente Getúlio Vargas, no Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 




Um dos acessos tem grades e muro quebrados e, apesar de existir uma entrada principal, é por lá que parte dos pais e alunos entram na unidade. Dentro da escola, que atende 880 alunos, há mais problemas.

— O prédio precisa de uma cobertura. Não tem teto e a água acaba infiltrando nas paredes. Dentro do refeitório, passa água de esgoto e o piso está quebrado — queixou-se a autônoma Daiana Valentim, de 32 anos, mãe de quatro alunos da unidade.

Segundo os responsáveis, na escola também não há bebedouros, as janelas de quase todas as salas de aula estão quebradas e há banheiros interditados por falta d’água. Até as aulas foram reduzidas, completou Daiana:

— Quando tem aula para o turno da manhã, não tem para o da tarde. Estão intercalando. Eles têm vezes que também saem mais cedo.



Piso do refeitório está quebrado Foto: Foto do leitor

No pátio do Ciep, muito mato. Tem até um cavalo no local. Pais reclamam que a iluminação é precária à noite, só na entrada e que já houve casos de furtos.

Apesar de já terem sido informadas sobre a transferência dos estudantes, pais e mães se preocupam com o destino dos filhos e o prazo da mudança.

— Como vão continuar aqui nestas condições? Queremos que a obra comece logo. E que seja feita pelo menos até a metade, antes da transferência dos alunos, para que a gente tenha uma garantia de que eles vão voltar para cá — explicou a dona de casa Ana Cristina Clemente de Freitas, de 30 anos.

O receio é de que a unidade feche para obras e não reabra mais. Foi o que aconteceu com a Escola municipal de Educação Infantil Casa da Criança Presidente Getúlio Vargas. Mães contam que a unidade fechou há quatro anos e não reabriu mais. Uma unidade foi improvisada dentro do Ciep, onde estudam crianças de 4 e 5 anos.

— São os próprios funcionários do colégio que compram o material para poder limpar o banheiro das crianças — contou a dona de casa Cristiane Freitas, de 34 anos, mãe de dois alunos que estudam no Ciep.

Nem mesmo o transporte escolar é garantido aos estudantes. As mães contaram que o ônibus que levava os alunos parou de circular no ano passado.

— O ônibus passava de manhã e de tarde. Trazia as crianças do Jardim Canaã para cá e eles cancelaram — lamentou Daiana.

Pais se queixam da estrutura da escola e temem pela seurança dos alunos Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo


Mudança em outubro

A Secretaria municipal de Educação disse que os alunos do Ciep 022 serão transferidos a partir da segunda quinzena de outubro. 


E o contrato de locação do local, que foi escolhido pelos pais e professores e fica no Centro de Nova Iguaçu, será assinado hoje. Serão transferidos alunos do 1º ao 9° ano do ensino fundamental.

A secretaria disse ainda que está procurando outro imóvel na região para atender as turmas da educação infantil, já que os pais pediram que as crianças permaneçam estudando no bairro.

Sobre o transporte escolar, a secretaria disse que os estudantes utilizam RioCard. A prefeitura ainda irá decidir se vai reformar o local ou construir uma nova escola, já que o atual prédio do Ciep 022 é do governo do estado.



Via Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages