Terezinha Assunção Goulart em sala de aula Foto: Divulgação
Uma aluna aplicada e das primeiras a chegar para as aulas da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola municipal Professora Irene da Silva Oliveira, no bairro de Vila de Cava, em Nova Iguaçu. A garra é de quem, aos 81 anos, conseguiu a chance de realizar um sonho.
A dona de casa Terezinha Assunção Goulart é o orgulho dos cinco filhos, 22 netos, 22 bisnetos e dois tataranetos. E não é somente pelos carinhos e quitutes que deixam a casa com aquele “cheirinho de vó”, e, sim, pela força de vontade de voltar para a sala de aula.
Prestes a concluir o ensino fundamental, com formatura marcada para dezembro, ela já sonha com o diploma do ensino médio para os próximos anos.
Depois de 29 anos fora da sala de aula, por problemas de saúde, ela decidiu voltar no ano passado.
— Em 2017, me matriculei na EJA, depois de ver uma reportagem sobre o Mal de Alzheimer, que dizia que temos que sempre exercitar a mente, especialmente depois dos 60 anos. Isso me motivou bastante. Voltei a viver e a ser feliz novamente.
Estudar tem melhorado minha saúde e minha mente, me sinto útil para a sociedade. Quero ensinar aqueles que não tiveram oportunidades.
Posso dizer que estou rejuvenescendo uns 20 anos depois que voltei a estudar — diz, orgulhosa, a estudante.
Via Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário