Pacientes limpam leitos no Hospital da Posse por falta de funcionários - Baixada Viva Notícias

Pacientes limpam leitos no Hospital da Posse por falta de funcionários

Compartilhe
Pacientes limpam leitos e parentes reclamam da falta de atendimento no Hospital da Posse

O Hospital da Posse, na Baixada Fluminense, reflete o drama da crise na saúde pública do Estado. Um vídeo exibido pelo Bom Dia Rio nesta terça-feira (20) mostra pacientes limpando os leitos, por falta de funcionários.

"Paciente ajudando paciente, tendo que lavar o leito do paciente. (...) Isso aí que você vai passar aqui, se vier pra cá. Covardia!"




— Paciente do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu

Outras imagens mostram um vazamento no teto do hospital, com água pingando no chão e baldes espalhados pela unidade.

Aos 87 anos, Amélia da Conceição de Souza está internada no local com um quadro de AVC. A filha está desesperada com o tratamento que tem sido oferecido. Sílvia Regina de Souza Freitas relata que a mãe entrou na unidade na última quinta (15).

Uma tomografia constatou um tumor e os médicos determinaram que ela fosse medicada para diminuir o edema, para que pudesse voltar a comer.

"Ela não está comendo, não está falando. Ela não tem movimento mais. Ela teria que ter acompanhamento de neurocirurgião, ela não tem. Ela precisaria ter alimento pela sonda, porque ela não come. 

Ela precisaria ter remédio da pressão, porque ela não está tomando. Ela precisaria tomar remédio pra convulsão, porque ela está tendo convulsão. Ela precisaria tomar remédio pra diminuir o inchaço, pra não aumentar mais. Ela sente muita dor, leva muito a mão na cabeça. O único movimento que ela faz é esse", desabafa.

À enfermeira, a filha da paciente pediu para que fosse colocada uma sonda.

"Ela disse que o plantão dela é de 24 horas, que ela tem até 24 horas pra botar a sonda na minha mãe. É porque não é a mãe dela que está aqui. Minha mãe está morrendo, morrendo. 

Ninguém vem vê-la, depende do neurocirurgião pra ver o estado dela. Eles dizem que não tem no hospital, que só na quarta-feira vai aparecer um por aqui. Minha mãe espera até quarta-feira? Será que minha mae tá viva até quarta-feira?", questiona.

A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu esclareceu que a paciente Amélia está sendo acompanhada por especialistas de acordo com o quadro clínico e estável e realizará novos exames para confirmar o diagnóstico. Ela está sendo acompanhada por nutricionista e recebendo alimentação líquida, segundo a pasta.

O órgão esclarece que o quadro de médicos neurocirurgiões está completo e não existe atraso nos salários. Sobre a limpeza, o setor também estaria completo e com abastecimento de produtos.


Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages