MPRJ quer que Light seja multada por cobrar de consumidores dívidas feitas por terceiros
Lâmpada de baixo consumo elétrico Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
A ação também previa que a empresa parasse de condicionar a ligação da energia à quitação de contas em nome de outra pessoa; de cortar o fornecimento em função de dívidas que não tivessem sido feitas pelo consumidor; e a expedir cobrança para esse usuário ou negativar o nome dele por causa de um débito de outra pessoa.
Segundo o pedido — feito por meio 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital —, a Light tem descumprido as determinações da Justiça, aumentando as reclamações contra ela.
Após uma série de relatos de cem casos individuais movidos contra a Light em Juizados Especiais Cíveis por causa da prática abusiva, o MP pediu ao juízo da 1ª Vara Empresarial a multa de R$ 10 mil por ocorrência e o bloqueio judicial do valor total devido nas contas da ré (R$ 990 mil).
Procurada, a Light declarou que “ainda não foi formalmente intimada de qualquer manifestação do Ministério Público para poder avaliar se houve descumprimento da decisão judicial proferida nesta ação civil pública”. E esclareceu que “há recurso pendente de julgamento no processo judicial”.
Via Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário