Atendimento humanizado é uma tendência que está crescendo nos últimos tempos. Esse tipo de tratamento se diferencia por tratar cada paciente de uma forma pessoal, prestando atenção às suas necessidades especiais e não apenas o enquadrando em uma grande categoria de acordo com sua condição.
Na área da saúde, o atendimento humanizado se destaca ainda mais por oferecer aos pacientes sentimentos amor, empatia, carinho e atenção, que são fundamentais para o tratamento e recuperação mais rápidas e melhores.
Normalmente, essas normas são trabalhadas em equipe, mas, ainda assim, nada impede que um profissional, percebendo uma condição entre seus pacientes, encontre uma solução especial e que funcione bem para todos.
Foi isso que aconteceu recentemente em uma unidade de atendimento do SUS na cidade de São Fidélis, no Rio de Janeiro.
O ginecologista Genilson Gomes Carneiro Filho estava há algum tempo recebendo reclamações de suas pacientes.
As mulheres precisam chegar muito cedo até a unidade para tirarem suas fichas de atendimento, que muitas vezes só acabam à noite, e ficam com fome enquanto esperam.
Então, o Doutor Genilson, que mora na capital e todos os dias se locomove para São Fidélis para realizar os atendimentos, decidiu resolver o problema, e fez de uma maneira muito especial.
No último sábado, 18 de maio, ele ofereceu café da manhã e lanche para as pacientes que atenderia no dia.
Conforme relatado por Genilson, as pacientes chegam cedo para pegar a ficha e os atendimentos só acabam à noite. “Por isso tive a ideia de, agora, em todas as consultas, ter esse lanchinho, que foi, sim, financiado por mim”,explicou.
No entanto, essa não foi a primeira surpresa positiva vindo do ginecologista. As pacientes também apreciam o fato de ele ir trabalhar aos sábados, porque não é algo com o qual estão acostumadas.
“Nunca tinha visto um médico atender pelo SUS aos sábados, pelo menos aqui em São Fidélis”, relatou uma paciente.
A ideia de estender o atendimento surgiu junto à a campanha do Outubro Rosa de 2018, que aconteceu em um sábado e foi muito bem aceita pela população.
A atitude do Doutor Genilson foi muito importante para que as pacientes se sentissem mais respeitadas e valorizadas, e com certeza tornou a espera por atendimento muito menos pesarosa.
“Acredito que em primeiro lugar é a capacidade técnica. Em cada caso busco estudar e trazer a melhor solução e mais atualizada. Segundo lugar, tenho uma boa equipe, que todos da minha família e minha auxiliar; e principalmente o amor. Atendo todos com amor”, concluiu Genilson.
Que atitudes como essa se tornem ainda mais populares!
Por Luiza Fletcher
Nenhum comentário:
Postar um comentário