Um medicamento usado na gravidez para enjoos foi ligado ao lábio leporino
A Anvisa orientou que este medicamento não deve mais ser usado para enjoos na gravidez, entenda (continua após publicidade)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre um remédio usado na gravidez para combater enjoos.
O medicamento em questão é o ondansetrona. A Anvisa está alertando sobre este medicamento porque uma pesquisa da Universidade de Harvard nos Estados Unidos apontou que filhos de mulheres expostas a este medicamento na gestação correm maior risco de desenvolver fenda palatina e lábio leporino.
Ainda de acordo com a Anvisa, os riscos estariam relacionados principalmente ao uso deste medicamento no primeiro trimestre da gestação. (continua após publicidade)
Segundo a Anvisa, este remédio no momento está dentro da categoria B de gestação. Isto significa que atualmente ele só pode ser utilizado por gestantes com a autorização de um médico.
Contudo, a Anvisa está considerando passar o medicamento para a categoria D de risco na gestação, nesta categoria há evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem em alguns casos justificar o risco. (continua após publicidade)
O medicamento ainda está sendo submetido a uma série de estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário