Uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro encontrou trabalhadores dormindo embaixo do palco Sunset do Rock in Rio na manhã deste sábado (5).
Os funcionários da empresa Entreartes trabalham carregando equipamentos e instrumentos musicais das atrações do evento. (continua após publicidade)
Os auditores fiscais já tinham encontrado, na sexta-feira (4), irregularidades no controle de horário de trabalhadores.
Segundo auditores ouvidos pelo G1, após as 22h30 não havia mais marcações no ponto, sendo constatado que o trabalho dos carregadores ocorria pela madrugada e que havia dobras de horário, com alguns trabalhadores realizando duas jornadas seguidas.
"O trabalho dos carregadores é desgastante, envolvendo peso e deslocamento dos equipamentos. O controle inadequado de jornada gera prejuízos e pode ampliar o risco de acidentes", disse Olivar Brandão, auditor fiscal do trabalho e coordenador da fiscalização do trabalho em grandes eventos. (continua após publicidade)
Juntamente com o Ministério Público do Trabalho, foi criado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta junto à Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região.
O objetivo é controlar os horários dos trabalhadores, impedir a jornada dobrada e também que haja pernoites de funcionários dentro do Rock in Rio.
Acidente
Ainda neste sábado (5), auditores acompanharam o atendimento médico a um trabalhador que teve o pé atingido por um equipamento pesado. Ele disse que estava trabalhando desde as 17h de sexta-feira (4). (continua após publicidade)
Fiscalização do MTE encontra trabalhadores dormindo embaixo do Palco Sunset no Rock in Rio — Foto: Arquivo Pessoal
Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário