A vacinação contra a gripe está suspensa em Nova Iguaçu a partir desta segunda-feira (30).
As vacinas se esgotaram nos postos de saúde do município devido à grande aderência da população à campanha na cidade.
A ação deste ano nas 50 salas de imunização da rede municipal e nos dois “drive thrus” aplicou cerca de 58 mil doses na semana passada, o que representa o dobro do esperado em comparação aos primeiros dias de campanhas anteriores.
Conforme o calendário estipulado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, já foram vacinados profissionais da saúde e idosos, público-alvo desta primeira etapa.
A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou novas doses ao Governo do Estado, responsável pela distribuição dos lotes comprados pelo Ministério da Saúde, e a expectativa é de que o estoque seja reabastecido nesta terça-feira (31).
Dessa forma, a vacinação será retomada na quarta-feira, dia 1º de abril, nos “drive thrus” do Shopping Nova Iguaçu e da unidade Detran do bairro Botafogo e também nas 50 salas de imunização do município.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que nos anos anteriores era realizada na segunda quinzena de abril, foi antecipada para o dia 23 de março por causa do novo coronavírus para imunizar idosos, grupo mais vulnerável à doença.
É importante salientar que essa vacinação não é contra a Covid-19, e quem estiver com qualquer sintoma de resfriado ou gripe não deve ser vacinado. A ação vai até 23 de maio.
Confira o calendário de vacinação contra a gripe:*
• 23/3 a 3/4 – Idosos com 80 anos ou mais
• 23/3 a 27/3 – Idosos entre 70 e 79 anos
• 30/3 a 3/4 – Idosos entre 60 e 69 anos
• 23/3 a 15/4 – profissionais da saúde
• 16/4 a 08/5 – professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
• 9/5 a 23/5 – crianças de 6 meses a menores de 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e funcionários do sistema prisional
*Calendário sujeito à alterações de acordo com o prazo para normalização do envio de remessas junto ao Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário