Mais uma vez, luzes impressionaram quem olhou para o céu em algumas regiões do país na noite desse domingo (10).
A diferença é que, desta vez, a origem delas não é tão misteriosa.
Os satélites Starlink, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, foram vistos se movimentando por volta das 18h30 de ontem e deixaram as pessoas admiradas.
O “trenzinho” de luzes formado pelos satélites foi visto em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e vários outros Estados, segundo os relatos publicados na internet.
O fenômeno já havia sido registrado no Brasil em abril e ainda deve ser visto outras vezes por aqui.
A SpaceX faz os lançamentos em lotes de 60 satélites e, enquanto eles caminham lentamente em direção à órbita, ficam visíveis a olho nu como uma linha de luzes brilhantes em movimento no céu.
Atualmente, 422 satélites Starlink estão em órbita, e a expectativa é que a empresa de Musk lance 4.408 até o final deste ano.
A trajetória dos Starlink podem ser acompanhadas no site Find Starlink, que confirma a visibilidade dos satélites na noite de ontem no Brasil.
Uma nova aparição poderá ser vista de algumas regiões do país na quarta-feira (13), por volta das 17h30.
O objetivo da SpaceX é criar uma rede interconectada de satélites na baixa órbita da Terra, lançando ao espaço uma “constelação” de 12 mil satélites Starlink, capaz de transmitir internet de alta velocidade a qualquer lugar do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário