Uma jovem de 18 anos morreu após receber descarga elétrica em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (29) na comunidade São Francisco do Caparanari, na região do Eixo Forte. A vítima foi identificada como Radja Ferreira de Oliveira.
De acordo com o enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Adilson Soares, as equipes foram acionadas pelo NIOP e ao seguir para o local da ocorrência encontraram no caminho com populares que prestaram os primeiros e levavam a jovem ao hospital.
“Ela já estavam sem sinais vitais, não apresentava mais os sinais de vida. O médico constatou que ela estava em óbito”, disse.
A mãe de Radja Ferreira contou às equipes que a jovem estava mexendo no celular conectado à tomada quando um raio caiu e a descarga elétrica acabou atingindo-a. Radja ficou desacordada e foi socorrida pelos familiares, mas não resistiu.
É comum, atualmente, o uso do celular enquanto está carregando na tomada devido as pessoas passarem a maior parte do dia conectadas. Entretanto, especialistas alertam para riscos de acidente em decorrência desse hábito que pode levar a pessoa à morte.
O uso do celular conectado ao carregador pode causar explosões ou descargas elétricas por causa do aquecimento do aparelho durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga “rápida” ou “turbo”.
A grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação pode ser transmitida para o usuário, em caso de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.
Durante tempestades, a recomendação é para que não seja utilizado celular que estiver recebendo carga e nenhum outro eletrodoméstico. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica e atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente através do carregador.
Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário