Hospital Geral de Nova Iguaçu recebe doadores de sangue - Baixada Viva Notícias

Hospital Geral de Nova Iguaçu recebe doadores de sangue

Compartilhe

 



Com o objetivo de mobilizar mais doadores e garantir o abastecimento do estoque de seu Banco de Sangue e para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) ampliou o horário de funcionamento da coleta. Logo no primeiro dia de campanha, agentes da operação Segurança Presente, de Paracambi e Mesquita e funcionários da empresa Águas do Rio que atuam na região da Baixada Fluminense estiveram na unidade.

Por ser uma referência em saúde na Baixada Fluminense, o HGNI tem um volume de atendimentos e cirurgias muito grande, sendo necessária, na maioria das vezes, a transfusão sanguínea para salvar a vida do paciente. Para atender a demanda, são necessárias, em média, 800 doações de sangue por mês. Essa realidade chamou a atenção das instituições públicas e privadas que se organizaram para doar.

“Quero agradecer a sensibilidade de todos os voluntários que dedicaram um tempo para vir ao HGNI doar sangue. Uma bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas. Precisamos que o estoque esteja abastecido para atender o paciente que chega na emergência”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Assim que ficou sabendo da mobilização feita pela empresa Águas do Rio para doação de sangue no HGNI, o agente técnico Gumercindo Oliveira Santos, de 48 anos, aceitou na hora essa missão de ajudar a salvar quem precisa, como ele mesmo diz. Doador de sangue há anos, ele revela que a sensação é única.

“É um sentimento de alegria e satisfação estar aqui no Hospital da Posse e ajudar muitos pacientes que precisam, seja em uma cirurgia ou uma transfusão para um paciente internado. É importante pois este hospital atende toda a Baixada Fluminense”, comenta.

Fazer a doação de sangue em grupo se tornou uma das metas das equipes da operação Segurança Presente de Paracambi, como explica a assistente social da organização, Arlinda Cordeiro, de 38 anos.

“Reunimos agentes efetivos e a população para incentivar que façam a doação de sangue, que é um gesto de amor e solidariedade com o próximo. Todo ano realizamos essa ação, principalmente nos meses de junho e novembro, pelas datas de conscientização, mas agora temos uma proposta de trazer doadores em todos os meses do ano”, explica. Além deles, agentes que atuam em outras bases operacionais já doaram no banco de sangue do HGNI.

A campanha de doação de sangue do HGNI continua. Até o próximo sábado (17), os doadores poderão aproveitar o horário de funcionamento estendido para doar, das 7h30 às 16h. O banco de sangue fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953.

Requisitos para doar sangue

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião e estar em boas condições de saúde;

– Pesar mais de 50 kg;

– É contraindicada a doação quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;

– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;

– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;

– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;

– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;

– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível;




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages