Nova Iguaçu deu início às comemorações de seus 192 anos de fundação nesta segunda-feira (13), com a exposição "Da Velha Iguassú à Nova Iguaçu", que destaca a trajetória histórica da cidade. Parte das mostras, intituladas Personalidades Históricas Iguassuanas e Panoramas de Nova Iguaçu em 1932, está em exibição na sede da Prefeitura. Já a exposição O Canto das Três Raças na Terra dos Laranjais acontece no Complexo Cultural Mário Marques.
A mostra na Prefeitura apresenta cerca de 50 painéis da coleção Arruda Negreiros, homenageando personalidades e retratando Nova Iguaçu nos anos 1930. No Complexo Cultural, o público encontra peças indígenas, africanas e europeias, representando as etnias que compõem a cultura local.
O prefeito Dudu Reina participou do evento inaugural e declarou: “É um grande orgulho integrar as celebrações dos 192 anos de Nova Iguaçu. Nossa cidade carrega uma história rica, repleta de elementos culturais e detalhes que fazem com que quem a conhece se sinta um iguaçuano de coração.”
O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, reforçou a importância da iniciativa: “Essas fotografias estarão expostas na Prefeitura pelos próximos 30 dias, para que... a população possa visitar a mostra e conhecer um pouco mais sobre nossa rica história.”
As celebrações continuam na quarta-feira (15), com uma missa solene às 10h, a inauguração do Pórtico do Parque Histórico às 14h e, às 19h, a entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano no Teatro Sylvio Monteiro, homenageando personalidades que contribuem para a cultura do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário